quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A historia dos games (parte 2)

Pokémon tem uma história muito interessante que poucos sabem qual é. Satoshi Tijari pegava insetos e colocava em vidrinhos. Daí, os alimentava com plantas e os guardava. Depois, juntava dois e simulava lutas entre eles. E assim passava horas brincando. Satoshi cresceu, virou produtor de games e foi trabalhar na Nintendo. Familiarizado com os jogos, Satoshi e alguns amigos fundaram uma “indústria” de vídeo games chamada Game Freak. Assim, inspirado em seu passatempo de criança, ele lança em 1996 os primeiros jogos Pokémon: Versão Red e Versão Green.

Os jogos foram um tremendo sucesso, tornando-se mania rapidamente no Japão, animando tanto a Game Freak que alguns meses depois foi lançado Pokémon Blue, que trazia gráficos melhores e algumas mudanças em relação as versões anteriores. Não demorou muito e em 1998 os jogos também vieram para o ocidente, com exceção de Green, tornando Pokémon uma mania não só japonesa, mas mundial e, pensando nesse sucesso todo, foi que a Nintendo decidiu criar o anime Pokémon. A idéia deu tão certo que foi lançado um jogo totalmente baseado no anime: Pokémon Yellow. Por ser baseado na história de Ash, o jogo apresenta algumas diferenças em relação a Red/Green/Blue, como o Pikachu ser o novo e único inicial, a possibilidade de capturar Bulbasaur, Charmander, Squirtle e Pidgeotto em lugares semelhantes ao que Ash os pegou, a aparição do trio Rocket Jesse, James e Meowth, e outras coisas.

O sucesso estourou e, para renovar as coisas, novos jogos com novas histórias, novos mundos, novos personagens, novos Pokémons e muitas novidades precisavam ser lançados. Aí que se dá início a 2° Geração, representada pelos jogos Pokémon Versão Gold/Silver/Crystal, que traziam 100 novos Pokémons, o continente Johto e muitas aventuras inéditas.

Além dos jogos em RPG para o GB/GBC, juntamente com R/B/G/Y e G/S/C foram lançados também os jogos Pokémon Stadium (com três edições no total, sendo que a primeira não foi lançada no Ocidente), que faziam as batalhas Pokémon dos jogos clássicos ficarem mais emocionates no Nintendo 64. Fora estes, outros jogos spinoffs pegaram carona com o sucesso de Pokémon, como TCG 1 e 2 (que trazia para o GBC a emoção do jogo de cartas Pokémon), Pinball (clásico jogo adaptado para o universo Pokémon), Puzzle Challenge (típico puzzle, mas de Pokémon), Pikachu's Adventure (único jogo Pokémon para o SNES) e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário